instituto-edesio.jpg

SEMINÁRIOS E SIMPÓSIOS

Reflexos das Reformas Trabalhista e Sindical no Mundo do Trabalho

Realizado no dia 13 de julho de 2017, na cidade de Maringá, em parceria com a Universidade Estadual de Maringá. O evento reuniu sindicalistas, professores e estudantes de Direito.

A CLT Pós-Temer e suas consequências Jurídicas e Sindicais

Realizado nos dias 29 a 31 de agosto e 01 de setembro de 2017, na cidade de Curitiba. O evento foi resultado de uma parceria entre o Instituto Edésio Passos e a NCST/Pr. A iniciativa partiu da Central, que previu a necessidade de esclarecer e qualificar seus dirigentes para a nova realidade imposta com as mudanças na CLT, através da edição da Lei Federal 13.467/2017 (Reforma Trabalhista). O evento contou com a presença de nomes importantes da área do Direito a nível local e nacional.

Migração, Refúgio e Direitos Trabalhistas - Movimento Sindical e Social na promoção da participação de migrantes e refugiados em contexto com a nova Lei de Migração e da Reforma Trabalhista no Brasil

Realizado em agosto de 2018 na cidade de Foz do Iguaçu. Além do CDHIC, também o Ministério Público do Trabalho do Estado do Paraná compôs o rol de parceria. O seminário visou o debate sobre os direitos de migrantes e pessoas em situação de refúgio, seus instrumentos de participação social e as atuais políticas públicas de acolhimento do país. O evento surgiu dentro do marco da nova Lei de Migração e da Reforma Trabalhista para articular com o Ministério Público do Trabalho, imigrantes, pessoas em situação de refúgio, apátridas, associações de migrantes, ativistas sociais, sindicalistas, servidores públicos, pesquisadores e acadêmicos, um processo de sensibilização e conscientização na defesa e promoção de direitos de migrantes e pessoas em situação de refúgio no Brasil.  O Seminário teve grande repercussão e contou com mais de 200 participantes. 

O Centenário da OIT e o Futuro do Trabalho

O evento realizado em 26 a 30 de agosto de 2019 reuniu diversas entidades e instituições do Estado do Paraná e teve por objetivo celebrar o centenário da OIT e discutir as possibilidades e limites desta Organização frente à conjuntura socioeconômica. Diversas personalidades nacionais e internacionais estiveram presentes, debatendo a atualidade e posição da OIT num cenário de profundas transformações. Dentre elas, o Diretor do Escritório da OIT no Brasil, Martin Hahn; Hugo Barreto, Professor da Universidade da República (Uruguai); Sara Graciela Sosa, Membro governamental do Comitê de Liberdade Sindical da OIT (Argentina); Alexandre Furlan - Presidente do Conselho de Relações do Trabalho da Confederação Nacional da Indústria (CNI); Claudia Costin – Diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da FGV-RJ/Membro da Comissão Global sobre o Futuro do Trabalho da (OIT); Rafael Messias Guerra (Sindicato dos Metalúrgicos dos Estados Unidos/UAW); Monica Veloso – Sindicato dos Metalúrgico de Osasco – INDUSTRIALL; dentre outros. Foram mais de 30 palestrantes, em dez difentes locais, e centenas de participantes, num evento que reuniu representantes dos governos, dos empresários e dos trabalhadores, com vistas à promoção do diálogo tripartite.

JUNTE-SE A NÓS

Receba as últimas notícias e atualizações de eventos

Entre em Contato

Olá, aqui é um espaço para você falar conosco com relação ao uso do espaço, eventos ou informações para imprensa.

ENDEREÇO

Rua XV de Novembro, 467 | 4º andar 80020-310 | Curitiba - PR​​

TELEFONE

(41) 3015 5530

EMAIL

© 2020 Instituto Edésio Passos. Desenvolvido por Social | IMGN