instituto-edesio-2.jpg

SEMANA EDÉSIO PASSOS

EVENTO NACIONAL.

Realizada anualmente em abril, a Semana Edésio Passos, que marca também a data de nascimento de Edésio, já é referência na área do direito no Brasil, trazendo sempre temas pertinentes à sociedade brasileira.

 

As três edições já realizadas do evento trouxeram importantes palestras ligadas à cidadania, liberdade, direito, ética e democracia com a participação de grandes nomes nacionais.

2020

Em razão da pandemia e em respeito às medidas de isolamento social, a IV Semana Edésio Passos foi substituída por outras ações, no entendimento de que a melhor forma de marcar a trajetória de Edésio Passos é, nesse momento, reforçar a solidariedade. Nesse sentido, o Instituto aderiu à campanha idealizada pelo Instituto Democracia Popular, Casa da Resistência, Sindicato dos Bancários de Curitiba e o Propulsão Local, "RESISTINDO COM SOLIDARIEDADE" para arrecadação e distribuição de alimentos para a população mais vulnerável de Curitiba, uma forma de minimizar o impacto social que a pandemia está provocando na vida de milhares de pessoas. As contribuições são realizadas em dinheiro ou alimentos não perecíveis e produtos de limpeza. Até o momento a Campanha arrecadou mais de R$ 50 mil e atendeu a centenas de famílias.

III SEMANA EDÉSIO PASSO (2019)

Abordou o tema “Democracia”, a partir do qual se irradiou para os painéis “O papel da universidade pública na defesa da democracia”, tendo como expositor o Reitor da Universidade Federal do Paraná, Ricardo Marcelo Fonseca; “Parlamento, democracia e resistência”, com a participação da Profª Josete Dubiaski, Vereadora na cidade de Curitiba, do deputado estadual Goura Nataraj e de Renato Freitas, Advogado e ativista de direitos humanos; No terceiro painel, “Democracia e o mundo do trabalho – o centenário da Organização Internacional do Trabalho (OIT)”, o Desembargador do TRT/9ªRegião Luiz Eduardo Gunther foi o expositor principal, ao lado de Sandro Lunard, Advogado e Professor de Prática Jurídica Trabalhista e Direito Sindical na UFPR, tendo como mediadora a Professora de Direito Internacional na UFPR, Tatyana Friedrich.

II SEMANA EDÉSIO PASSO (2018)

Contou com nomes como Ivo Herzog (Presidente do Instituto Vladimir Herzog), Dr. Roberto Figueiredo Caldas (ex-membro da Corte Interamericana de Direitos Humanos), Ronaldo Fleury (Procurador Geral do Trabalho), Marlene  Suguimatsu (Presidente do Tribunal Regional do Trabalho-PR), Carmen Regina Ribeiro (Escola Oficina), Maria Aparecida Blanco de Lima (Desembargadora do Tribunal de Justiça do PR e membro da Comissão Estadual da Verdade no Paraná) e José Eduardo Cardozo (ex-Ministro de Estado da Justiça e da Advocacia Geral da União – Governo Dilma Rousseff).

I SEMANA EDÉSIO PASSO (2017)

A primeira semana, realizada em Curitiba, marca também o lançamento do Instituto Edésio Passos. O evento contou com importantes palestras sobre cidadania, liberdade, direito, ética e democracia com a participação de grandes nomes nacionais, como Edson Facchin, Leonardo Boff, Nelton Friedrich, José Carlos Arouca, Raimundo Simão Melo, Aldo Arantes, Ministra Delaide Alves Miranda Arantes, Bruno Reis, dentre outros. Além dos conferencistas acima, se fizeram presentes diversas autoridades e personalidades do mundo acadêmico, jurídico, sindical e estudantil.

JUNTE-SE A NÓS

Receba as últimas notícias e atualizações de eventos

Entre em Contato

Olá, aqui é um espaço para você falar conosco com relação ao uso do espaço, eventos ou informações para imprensa.

ENDEREÇO

Rua XV de Novembro, 467 | 4º andar 80020-310 | Curitiba - PR​​

TELEFONE

(41) 3015 5530

EMAIL

© 2020 Instituto Edésio Passos. Desenvolvido por Social | IMGN