© 2017 Instituto Edésio Passos. Todos os direitos reservados.

Rua XV de Novembro, 467 | 4º andar 80020-310 | Curitiba - PR​​

FALE CONOSCO

instituto edésio passos

41 3015 5530

o instituto edésio passos

Para homenagear a trajetória de coerência e lutas que marcou a vida de Edésio Passos, advogado, escritor, poeta, militante político, jornalista e ativista de grandes causas humanitárias, um personagem da história da democracia brasileira, surge o Instituto Edésio passos.

 

Por iniciativa do seu filho, André Passos, e do Escritório Passos & Lunard, a entidade passa a desenvolver políticas em homenagem à preservação da memória de Edésio e de seu legado na política, na luta dos trabalhadores, na resistência à ditadura, no meio ambiente, na advocacia trabalhista e no jornalismo, bem como à continuidade de sua atuação pela justiça e democracia e à criação de novos projetos em favor desses ideais. 

 

Todos os membros do Instituto tiveram relevância na vida de Edésio Passos, atuando como seus assessores, conselheiros e fazendo parte de sua trajetória. Este foi o critério usado para embasar a criação do grupo que se reúne em torno do Instituto. Todos os membros são conhecedores dos objetivos e crenças de Edésio e tiveram parte significativa de suas formações influenciadas por seus ideais.

membros do instituto

ANDRÉ FRANCO DE OLIVEIRA PASSOS

SÓCIO FUNDADOR

Filho de Edésio Passos, idealizador e fundador do Instituto Edésio Passos, sócio-fundador e coordenador geral do escritório Passos & Lunard Advogados Associados. Advogado formado pela UFPR, teve o início de sua carreira marcado pelo aprendizado e convívio com Edésio, um dos mais importantes advogados trabalhistas brasileiros. Foi vereador pelo Partido dos Trabalhadores (PT) de Curitiba por dois mandatos, de 2001 a 2008, tendo sido considerado nos dois mandatos o vereador mais atuante por sua assiduidade, transparência e importância nos projetos apresentados. Entre os projetos de sua autoria, está o que criou o Conselho Municipal sobre Drogas, um dos primeiros do Brasil. Terminados os dois mandatos, optou por retornar à advocacia. Preside a Comissão de Direito Sindical da OAB/PR e é membro consultor da Comissão de Direito Sindical do Conselho Federal da OAB. É diretor de Assuntos Legislativos da ABRAT (Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas).

SANDRO LUNARD NICOLADELI

SÓCIO FUNDADOR

Sócio Fundador, junto com André Passos, do Escritório Passos & Lunard Advogados Associados. Advogado trabalhista, teve o início de sua carreira marcado pelo aprendizado e convívio com um dos mais importantes advogados trabalhistas brasileiros, Edésio Passos. Esteve ao lado de Edésio também em todas as suas candidaturas. É membro da Comissão de Direito Sindical/OAB-PR e professor-adjunto da Universidade Federal do Paraná nas disciplinas de Prática Trabalhista e Direito Sindical. Mestre e Doutor em Direito/UFPR.

RAQUEL SIZANOSKI

SÓCIA FUNDADORA

Socióloga, Mestre em Sociologia Política e professora universitária. Foi gestora pública no Município de Piraquara (2007-2013), tendo ocupado os cargos de Coordenadora do Programa de Regularização Fundiária Urbana, Diretora de Habitação de Interesse Social e Secretária Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo. Foi assessora técnica da Secretaria Municipal Extraordinária da Mulher, na Prefeitura de Curitiba (2016). Foi assessora legislativa no mandato do Vereador André Passos (2001-2007), do deputado federal Edésio Passos (1992-1994) e da Vereadora Zélia Passos (1991-1992).

TATYANA FRIEDRICH

SÓCIA FUNDADORA 

Tatyana Scheila Friedrich possui graduação em Direito pela UFPR (1996), Aperfeiçoamento pela City University (UK/1998), Mestrado (2002) e Doutorado (2005) pela Universidade Federal do Paraná e  Pós-doutorado na Fordham University, NY (2015). É professora Associada II da Universidade Federal do Paraná, líder do Grupo de Pesquisa Nupesul - Nucleo de Pesquisa em Direito Público do Mercosul PPGD//UFPR, e vice-coordenadora do Programa Política Migratória e Universidade Brasileira, através do Projeto Refúgio, Migrações e Hospitalidade. Além de laços familiares com Edésio Passos, escreveu o artigo científico "O Direito e o Trabalho em Tempos de Globalização", publicado na obra organizada por Sidnei Machado e  Luiz Eduardo Gunther, em homenagem a Edésio Passos, com o título "Reforma Trabalhista e Sindical: o Direito do Trabalho em Perspectivas", editado pela LTR, em 2005. Também realizou outras publicações em obras coletivas de que o Edesio participou. Sempre recebeu grande incentivo de Edesio para pesquisar, escrever e publicar. E a ele agradece postumamente por todo o apoio e amizade.

MAURICIO RAMOS

SÓCIO FUNDADOR 

Publicitário, cursou comunicação na UFPR e artes plásticas na Belas Artes. Foi diretor de criação de várias agências até fundar a Getz, que presidiu por 16 anos. Fundou a Social Ideias em 2016, uma das primeiras agências de advocacy do Brasil. É responsável por inúmeras campanhas de impacto social mundial, como “Essa vaga não é sua nem por um minuto”, “Menos Bala Mais Giz”, “Ciclista Legal”, “O Paraná que queremos”, entre outras. Iniciou sua carreira trabalhando com Edésio Passos antes mesmo de entrar na faculdade. Foi responsável por todas as campanhas eleitorais pelas quais Edésio se candidatou, inclusive pela campanha para o Senado na qual Edésio obteve mais de 1 milhão de votos. Foi Assessor Parlamentar de Edésio no Congresso Nacional durante seu mandato como deputado federal. 

PAULO RICARDO OPUSZKA

SÓCIO FUNDADOR 

Professor de Direito do Trabalho e Processo do Trabalho da Universidade Federal do Paraná. Líder e membro de Grupos de Pesquisa na UFPR, FURG e UFSM. Doutor em Direito. Advogado Trabalhista formado pelo escritório de Edésio Passos onde aprendeu negociação sindical, Direito Internacional do Trabalho e Direito Coletivo do Trabalho. Além disso, autor de diversos livros e artigos jurídicos cuja escrita começa pela experiência ao lado de Edésio na Coluna "Direito e Justiça" do antigo Jornal o Estado do Paraná. 

TARSO CABRAL VIOLIN

SÓCIO FUNDADOR 

Advogado, escritor e Professor de Direito Administrativo e Direito do Terceiro Setor, Vice-Coordenador do Núcleo de Direito do Terceiro Setor do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Paraná, Membro da Comissão de Estudos Constitucionais da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraná, autor dos livros "Terceiro Setor e as Parcerias com a Administração Pública: uma análise crítica" e "Gestão de Serviços Públicos", ex-Presidente do Centro Acadêmico Sobral Pinto e torcedor do Corinthians, mesmo time de Edésio Passos. Atuou com Edésio em lutas político-eleitorais, por uma sociedade mais justa e democrática, desde 1994. 

ROSANE SIZANOSKI

SÓCIA FUNDADORA

Conheceu Edésio Passos em 1992 quando foi trabalhar em seu escritório, que na época se chamava Passos, Salvador & Olímpio Advogados Associados e acompanhou seu mandato como Deputado Federal. Acompanhando a trajetória de Edésio, tem cada vez mais admiração por esta pessoa que, além de importante na história Política, Democrática e Trabalhista deste País, também foi muito importante em sua vida profissional e pessoal. Seguiu trabalhando com a família Passos, passando pelos mandatos de seu filho André Passos como vereador na Câmara Municipal de Curitiba, como assessora e chefe de gabinete. Posteriormente, engajou-se no projeto do escritório de advocacia Passos & Lunard Advogados Associados, onde encontra-se atualmente desenvolvendo atividades profissionais como Gerente Administrativa.

ALMIR ANTONIO FABRICIO DE CARVALHO

SÓCIO FUNDADOR

Sócio do Escritório Passos & Lunard Advogados Associados. Advogado trabalhista, especialista em Direito do Trabalho e Direito Previdenciário pela Escola da Associação dos Magistrados do Paraná – EMATRA IX. Especialista em relações do trabalho pela Universidade de Castilla-La Mancha/Espanha. Assessor Parlamentar no Gabinete do Vereador André Passos entre os anos de 2005 a 2008. Teve seu primeiro contato com Edésio Passos em um comício em 2001 quando da candidatura para Senador. Neste comício Edésio fez ao lado de Lula um discurso forte que emocionou os milhares de presentes. Em 2002 quando integrante do Centro Acadêmico do Curso de Direito da Universidade Positivo iniciou a participação num coletivo de Centros Acadêmicos, dentre eles Centro Acadêmico Hugo Simas (Direito-UFPR), onde fez grande amigos ligados ao Partido Acadêmico Renovador-PAR que lhe apresentaram André Passos. Em 2003 passou a integrar o coletivo do mandato de André Passos e neste mesmo ano participou da campanha para Vereador. Em 2005 passou a trabalhar no gabinete do vereador André Passos e em 2007 ingressou no escritório de advocacia fundado por Edésio Passos, onde permanece até hoje na qualidade de sócio.

ADRIANO BARDOU MARTINS

SÓCIO FUNDADOR

Entrou como estagiário na ITAIPU Binacional em 1987. Na década de 90 foi dirigente de base do Sindicato dos Urbanitários de Foz do Iguaçu quando conheceu Edésio Passos na militância política e sindical. Em 2005 foi convidado para integrar o grupo de superintendentes de Edésio na Diretoria Administrativa da ITAIPU. Primeiro como Assistente do Diretor e depois como chefe do Comitê de Relações Trabalhistas. Tem MBA em Liderança e Gestão de Empresas Estatais pela Fundação Comitê de Gestão Empresarial (Fundação COGE) em conjunto com a FranklinCovey Business School e Centro Universitário de Brasília. É especialista em relações trabalhistas pela Universidade de Castilla – La Mancha de Toledo/Espanha e em Normas Internacionais do Trabalho pelo Centro Internacional de Formação da OIT, em Turim e Genebra. Participou do curso Teoria e Ferramentas do Projeto de Negociação de Harvard promovido pela CMI International Group na Harvard Faculty Club, em Cambridge, EUA. É membro do Comitê Binacional de Ética da ITAIPU e do Conselho Deliberativo da Fundação ITAIPU-BR de Previdência e Assistência Social (FIBRA).

  • Facebook - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle