© 2017 Instituto Edésio Passos. Todos os direitos reservados.

Rua XV de Novembro, 467 | 4º andar 80020-310 | Curitiba - PR​​

FALE CONOSCO

instituto edésio passos

41 3015 5530

A história de EDÉSIO PASSOS

“O que mais me orgulho da profissão que escolhi é que todos os atos que participei nesta condição resultaram na construção de uma vida melhor para milhares de trabalhadores e trabalhadoras. Os que não tinham voz, se fizeram ouvidos. Os que foram injustiçados, conseguiram alguma reparação; os que foram perseguidos, resgataram suas liberdades; os que estavam necessitados, obtiveram algum ganho. Mas o que foi e é mais importante: ajudei que aprendessem a ser donos de suas próprias existências”.

EDÉSIO PASSOS

Por mais de 50 anos, Edésio Passos advogou no Paraná e em Santa Catarina em prol de inúmeras causas humanitárias e se transformou em uma das referências nacionais mais importantes do mundo do direito. Foi jornalista, advogado, escritor, poeta, militante político e ativista. Atuou em defesa da democracia e na resistência contra a ditadura militar no Brasil. De 1991 a 1994, foi deputado federal e em seguida candidato ao Senado, obtendo mais de 1 milhão de votos de paranaenses que se viram representados por sua seriedade, coerência e linha de pensamento e de atuação. Exerceu a função de diretor-administrativo da Itaipu Binacional. Após lutar contra problemas de saúde, faleceu em 09/08/2016.

Acompanhe abaixo seu histórico:

Edésio Franco Passos, paranaense, nasceu em Tomazina em 04/04/1939 e passou sua infância e adolescência em Londrina. Do primeiro casamento, com Zélia de Oliveira, nasceram Ana Beatriz e André. Do segundo casamento, com Cleoci Machado, nasceram Estevão e Valquíria Tainá. Avô de Tiê (filho de Ana Beatriz), Fernanda e Marcelo (filhos de André e Tatyana), bisavô de Gaian e Jaya (filhos de Tiê e Maria).

 

Formado pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná e agraciado com os prêmios “Faculdade de Direito da UFPR”, “Des. Vieira Cavalcanti”, “Prof. Enéas Marques dos Santos” e “Ruy Barbosa” como melhor aluno da turma 1957/1961. Advogado inscrito na OAB.PR (nº2318) e no Instituto dos Advogados Brasileiros.

 

Integrou o Partido Socialista Brasileiro (1961/1964) e a Ação Popular (1967/1971). Preso político na época da ditadura militar por três anos, anistiado em 1979.

 

Um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores, da Central Única dos Trabalhadores, da Associação Brasileira dos Advogados Trabalhistas, da Associação dos Advogados Trabalhistas do Paraná/Santa Catarina e do Sindicato dos Advogados do Estado do Paraná.

 

Candidato a Governador do Paraná (1982) e a Prefeito de Curitiba (1985). Foi deputado federal na Legislatura 91/95 (PT/PR), membro da Comissão de Constituição e Justiça e da Comissão do Trabalho da Câmara dos Deputados, co-autor da Lei nº8.906/94 (Estatuto da Advocacia e da OAB). Candidato a Senador da República (2002).

 

Assessor jurídico de entidades sindicais de trabalhadores. Jornalista profissional e ex-dirigente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná. Colaborador de jornais e revistas jurídicas. Autor de inúmeras obras de Direito do Trabalho.

 

Advogado Emérito pela ABRAT em 1987. Patrono Estadual do XXI Congresso Nacional dos Advogados Trabalhistas (Curitiba, 1999). Patrono Nacional do XXVII Congresso Nacional dos Advogados Trabalhistas (Natal, 2005).

 

Integrante, em primeiro lugar, da lista tríplice para Juiz do TRT.PR na vaga do quinto constitucional em 2001. Agraciado com a Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho pelo Tribunal Superior do Trabalho em 1992. Mediador da Conferência Estadual do Paraná do Fórum Nacional do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego em 2003. 

 

Membro do corpo técnico do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP). Membro da Comissão Nacional de Direito e Relações do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego (2003/2006). Membro do Conselho de Administração (2003/2005) e Diretor Administrativo da Itaipu Binacional (2005/2015).

SAIBA MAIS EM:

  • Facebook - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle